quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DICAS DE ORGANIZAÇÃO: Como organizar-se na faculdade!



Olá galera, como estão?
Para quem não sabe eu faço faculdade de Relações Públicas e até hoje não tive nenhuma DP graças ao modo de vida organizado (na faculdade) que tive que adotar. E hoje quero passar um pouquinho do que faço ou de coisas que pesquisei para quem esta começando a faculdade ou até para quem já cursa alguma, mas ainda não se entendeu e/ou não esta se dando muito bem.
Aqui vão algumas dicas de organização para otimizar o tempo, melhorar o rendimento e o principal não pegar DP e conseguir se formar com um lindo TCC.



* Não se esqueçam de ver o post anterior, de aplicativos para celulares e tablets que podem te ajudar a organizar os estudos :)

Organizando as matérias:

Primeiro você deve olhar a sua grade curricular analisar a quantidade de matérias que você terá durante o semestre. Depois é importante que você compre, ou talvez você tenha uma pasta com divisórias (pasta sanfonada) coloque dentro: os papéis, xerox e anotações relacionadas a cada uma das matérias e identifique cada divisória com o nome da matéria ou as iniciais de cada uma. Essa pasta poderá ser reutilizada em todos os semestres, somente alterando o título das divisórias e guardando os papéis em pastas individuais com o nome da matéria ou em envelopes. Não indico que comprem cadernos de 10 matérias, pois existem aulas que quase não escrevemos e outras que escrevemos bastante, é mais prático usar fichário, lembrando que é importante sempre guardar as folhas na pasta sanfonada para não perde-las.
Outra dica que eu dou para organizar as matérias é a que eu faço: uso um caderno de 1 matéria e a cada aula escrevo em uma folha o nome da matéria, professor (a), data e tema da aula. E no final do semestre guardo o caderno ao invés de colocar na pasta. Isso ajudará você a saber que dia teve qual aula, e facilitar quando for procurar nas folhas. É necessário numerar as páginas e na capa do caderno colocar uma tabela com o nome das matérias em colunas e em cada aula que for escrever nas páginas, olhar a numeração da folha e escrever na coluna da matéria, assim fica fácil de encontrá-la quando preciso.

Organizando os papéis e anotações:

Poxa, a faculdade é uma máquina de papéis né? É muita xerox, anotações, textos, impressões e é importante guardar tudo, pois no momento que você for realizar o seu TCC, pode surgir a necessidade de informações e conteúdos que foram ensinados durante outros semestres. Para fazer as anotações sugiro: Se o professor(a) passar aula em powerpoint é legal imprimir o arquivo e levar para a aula e fazer as anotações em cima, assim você entende do que se trata e lembra melhor da aula. Se for aula comum, anote em plaquinhas ou papéis mais dinâmicos, coloridos, para diferenciar a importância de cada fala. Já para guardar esses papéis repito a mesma dica das matérias, a pasta sanfonada, mas ressalto que é necessário etiqueta-las com nomes e explicações para mais fácil localização do que precisa. A ideia de desenhar quadros ou usar post-its coloridos no próprio caderno também é muito útil. 
Se você não souber exatamente O QUE anotar, procure sempre frases "chave" (por exemplo, quando professor explica diretamente "O QUE É ALGO"), ou exemplos, fontes de onde foi tirada a matéria e coisas objetivas do tipo. Na hora de estudar, essas informações vão fazer uma GRANDE diferença!

Organizando as leituras:

Desde o meu primeiro semestre que eu trabalho e faço cursos, então tempo sempre foi o meu problema e me organizar. Foi mais do que necessário, foi a minha salvação! 
Em todo começo de semestre os professores dão uma bibliografia do que vai ser trabalhado nas aulas deles. Parte da bibliografia é obrigatória e a outra parte é complementar, e a maioria das pessoas só lê a obrigatória e olhe lá. Mas eu sempre pesquiso sobre as obras e escolho o que quero ler conforme meus objetivos de formação. Vamos criar coragem né galera? Claro que ler as obrigatórias são essenciais por causa das provas, mas se você tiver tempo leia algo da parte complementar. Geralmente são textos mais leves e contribuem para o entendimento das obrigatórias. 
Então faça o seguinte: Liste o que precisa ler e divida as páginas de acordo com o tempo disponível. Exemplo: se você precisa ler 15 páginas em uma semana. Estabeleça como meta a leitura de três páginas por dia, se conseguir ler mais é melhor. Na verdade, é um procedimento bem simples – o problema é que as matérias se acumulam e você precisa encontrar tempo para tudo. A solução é levar os textos para onde quer que vá, incluindo ônibus, trabalho, banheiro, fila de banco, almoço. Sempre que tiver um tempinho guarde seu livro de romance, dê uma lida no livro indicado da "facul". Seja objetivo e vá eliminando páginas de sua lista ok?
Uma coisa que sempre faço e recomendo é: RESUMO! De tudo que leio mesmo que seja pequeno e simples! É funcional para as provas, mesmo que eu tenha lido, às vezes, me sinto despreparada e leio os resumos e relembro o que entendi, do meu ponto de vista e me deixa mais segura pra falar sobre.

Organizando arquivos:

Para organizar seus arquivos como trabalhos, seminários, livros em PDF, é imprescindível ter um pendrive com pastas com os nomes das matérias e em cada pasta seus arquivos correspondentes. Mas não se garanta só com ele, faça pastas no seu computador e em uma nuvem (ou hd externo) pra não correr o risco de perder tudo! 

Organizando as aulas:


Na maioria das faculdades os professores disponibilizam o cronograma da aula. Se você puder, ajuda muito ler antes da aula o assunto do que será abordado para que você compreenda melhor o que o professor(a) esta falando. E volto a falar sobre anotar as frases importantes e fazer resumos pra entender melhor depois! Enquanto o professor(a) estiver falando, anote também os pontos principais da aula, pois com certeza cairão na prova. 

Caso você tenha dificuldade para anotar e prestar atenção, grave áudios com o celular e anote depois (Super dica para aquela aula que o professor fala muitoooo!) Sempre, sempre que tiver duvidas, não deixe para depois! Pergunte e não vá para casa com sem entender, se você tiver vergonha de perguntar espere até o final da aula para perguntar :)

Organizando os trabalhos:

Na faculdade existem trabalhos de todos os jeitos né? Individuais, em grupo, pratico, teórico, o chato e o legal. Mas, o principal é que custa tempo e dedicação independente do tamanho do trabalho, mesmo para quem trabalha e estuda. O que é necessário ser feito é se organizar para não esquecer de fazer ou fazer mal feito. Conheça as pessoas da sua classe, e sem preconceito, escolha quem realmente colabora e esta afim de estudar (ás vezes amizades atrapalham nesse quesito) depois separe tarefas, pesquisas e etc para cada um, e marquem direitinho as datas de entrega ou pra se encontrar. Quando é necessário ler algum texto ou livro para o trabalho, também dividam em trechos, capítulos e depois discutam juntos o que foi lido, fazendo com que todo o grupo conheça o assunto profundamente. Se for individual utilize as dicas do organizando as leituras :)

*Por fim, não vou dar uma dica de organização para a prova, pois se conseguir  organizar-se nas demais dicas a cima sua prova será bem realizada porque sua leitura, conhecimento prático, teórico e em sala estará em dia. (êeee!!!)


Dúvidas sobre  vestibular, universidade, cursos e profissões, deixem nos comentários :)

Beijos e que seu semestre seja tranquilo e produtivo!

Phran Noctuam

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário